quinta-feira, 23 de abril de 2015

O meu Livro!!!

Hoje, dia mundial do livro, quero lançar um desafio... nem sei se lhe posso chamar desafio... é mais uma partilha... 

Gostava que cada um falasse um pouco sobre um livro que tenha lido e que de alguma forma o tenha marcado. 


Não posso precisar ao certo quando surgiu esta paixão por ler, lembro-me que a minha mãe andava sempre acompanhada por um livro. Talvez tenha sido o que mais influenciou o meu gosto pela leitura e eu própria ando sempre com um livro.
Agora falando de um livro que tenha lido e me tenha marcada, se calhar como a muitos de vocês, é um pouco difícil. Já li tantos e tantos, e gostei de muitos, com todos aprendi alguma coisa, com alguns chorei, ri e viajei. Mas existe um, que reli recentemente, que marcou a minha adolescência: "O diário de Anne Frank". 
Quando o li pela primeira vez teria uns 13/14 anos, a idade de Anne Frank quando escreveu o diário. Lembro-me que na altura houve coisas que me assustaram e não entendi, como a maldade humana e a capacidade de fazer mal aos outros. Agora mais velha, li a versão completa, em que fala da relação conflituosa de Anne com sua mãe (que não é referido nas versões anteriores). É claro que a leitura que se faz de um livro aos 40, é muito diferente de a fazer aos 13/14 anos, mas continuo a ficar assustada com as monstruosidades, que o homem foi e é capaz de cometer. Fico ainda mais assustada, quando vejo que muito do que se passou nessa época se está a passar novamente, em larga escala. O homem não aprendeu nada com o Holocausto.
Aquele diário, poderia ser um diário escrito por qualquer adolescente de 13 anos, na actualidade, com todas as preocupações de uma jovem, se ela não estivesse a viver, precisamente, um dos episódios mais negros da história mundial, a 2ª Guerra Mundial. De repente, viu sua existência sofrer uma transformação radical. Anne morreu em pleno campo de concentração, em Bergen-Belsen, em fins de fevereiro de 1945. 
Ainda hoje, sempre que falamos de Holocausto, a primeira imagem que me vem à cabeça é a daquela menina, que apesar das contrariedades, conseguiu através da escrita, transmitir os seus sentimentos, as suas alegrias, tristezas... já imaginaram que se não existissem livros, nunca saberiamos o que se tinha passado com Anne Frank e a sua família??

Sissi


Durante uma semana, devem criar um texto, um poema, uma frase, relacionado com qualquer género, literatura, poesia, etc. e depois adicione o link do seu post logo abaixo. Quem não tem blog também pode participar. Basta enviar para vilabijus@gmail.com e eu coloco aqui. 




2 comentários:

  1. Sissi, gostei muito do teu livro lido, dos comentários sobre ele aqui! Aos 13 /14 anos tudo é diferente,não/ Gostei de ver!

    Tua proposta é bem legal! Trouxe a minha participação! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Sissi, li esse livro há pouco e é mesmo marcante.
    Vi a participação da Chica e vim também participar mesmo atrasada!
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...