quinta-feira, 2 de abril de 2015

O folar da Páscoa

Hoje ao dar uma voltinha pelos blogs amigos, apercebi-me como é diferente a tradição pascal de país para para país, região e até aldeia. 

No blog Vivendo e aprendendo, Sileni confeccionou um folar doce e pergunta qual é o significado do ovo na massa. Bem vou tentar explicar, baseado naquilo que ouço por aqui.

Em Portugal, é tradição os padrinhos na Páscoa oferecerem um folar aos afilhados. Antigamente este folar era um pão doce ou salgado, mas ao longo dos tempos esta tradição foi sendo substituída por prendas (dinheiro, roupa, etc.). 

O folar continua a fazer parte da mesa pascal de algumas regiões. Aqui em trás-os-montes é confeccionado em grande parte das aldeias e padarias. 

Dependendo da região do país, os folares ou são doces ou salgados e variam de forma e sobretudo de receita.


Este é o típico da minha região, é salgado, de uma massa de pão, leveda, recheada com carnes fumadas e enchidos.

No caso dos folares doces, e agora respondendo à questão da Sileni, o bolo simboliza o ninho, e os ovos a geração de uma nova vida, fertilidade.
Os ovos que o cobrem são cozidos com casca de cebola para ficarem acastanhados. Estes ovos cozidos, ficam sempre muito mais aromáticos e a massa do bolo que os envolve, fica muito mais macia e húmida.

Quando se oferece um folar a alguém, estamos a desejar felicidade e prosperidade.
Espero ter conseguido responder à questão da Sileni e aproveito para participar na BC Páscoa 2015, do blog da  Jo Turquezza Mundial.


Clique na imagem e saiba como participar.




Sissi

7 comentários:

  1. Adorei teu post., saber mais das tradições e significados! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por participar, adorei!
    Vou levar.
    Beiojs.

    ResponderEliminar
  3. Lindo isso! Meu super abraço de Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Oi Sissi, muito, muito obrigada pela rica explicação! Adorei conhecer toda essa tradição que envolve o folar, muito linda! Linkei o seu post lá no meu blog, logo abaixo da minha dúvida sobre o ovo, no próprio post do folar. Obrigada uma vez mais!

    Bjs e Feliz Páscoa! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  5. Oi Sissi
    Fiquei encantada em saber mais da tradição do seu país. Quanto mais cultura adquirimos melhor e eu amei
    Que a páscoa traga paz, amor, esperança e fé. Que o milagre da vida encante seu coração. Que os laços da nossa amizade se renovem e se fortaleçam no amor de Cristo. Uma feliz páscoa para vocês e os teus
    Um super beijo da amiga de sempre
    Gracita

    ResponderEliminar
  6. Sissi,

    Adorei aprender sobre o folar.
    Vi a receita da Sileni, e o folar dela ficou com aspecto maravilhoso.
    Uma linda Páscoa! Abraços

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Sissi!
    Pois ... eu conheci a receita num blog português, também. Até então, nunca tinha ouvido falar. E o significado é bem legal. Tradições assim tinham que ser continuadas, acho legal. Lógico, eu preferiria o doce rsrs.

    Vim voando lá da Jô, onde também participo dessa BC.

    Abração e linda semana.

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...